Log in

Inteligência artificial é vista com otimismo por profissionais de RH

Inteligência artificial é vista com otimismo por profissionais de RH Foto: Divulgação Inteligência artificial é vista com otimismo por profissionais de RH

Na faixa etária de 27 a 35 anos (geração Y), 100% das pessoas da área consideram-se animadas em relação ao uso de IA

Pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com mais de 300 profissionais de recursos humanos, mostra que maioria das pessoas, em todas as faixas etárias, está animada com o uso de inteligência artificial (IA) e acha que ela deixará a profissão melhor nos próximos três a cinco anos. 

Na geração Z (pessoas entre 16 e 26 anos), 90% afirmam que o uso da IA nas atividades de RH é animador, e, na geração anterior, a das pessoas com 27 a 35 anos (geração Y), o índice é de 100%. Entre as pessoas de 36 a 42 anos, 95% estão animadas com utilização da tecnologia; no grupo de 43 a 49 anos, 85% responderam que sim; e 92% dos que têm entre 50 e 59 anos deram a mesma resposta positiva.

Sobre acreditar que a inteligência artificial irá melhorar a atuação de quem trabalha com recursos humanos nos próximos anos, 100% do grupo entre 16 e 26 anos responderam que sim. A menor porcentagem, que ainda é alta, fica a cargo das pessoas entre 43 e 49 anos: 92%. 

E, em termos de familiaridade com IA, os resultados surpreendem: apenas 36% das pessoas até 26 anos consideram ter um bom entendimento do que é e como funciona a inteligência artificial para uso profissional. “É o menor índice entre as gerações, o que nos surpreende, uma vez que esta geração já nasceu em uma era digital, comenta Natália Ghiotto, Diretora de Produtos da Ticket.

Entre quem possui de 27 a 35 anos, 51% disseram ter um bom entendimento acerca da IA para uso no dia a dia da profissão; 45% entre as idades de 36 e 42 anos responderam positivamente; de 43 a 49 anos, 52% têm um bom conhecimento sobre a tecnologia, sendo o maior índice entre as gerações; e 50% das pessoas entre 50 e 59 anos conhecem bem a inteligência artificial para uso profissional.

“Esses resultados são um parâmetro para as empresas planejarem seus treinamentos e ações para inserir profissionais de recursos humanos no universo da inteligência artificial. Notamos que as pessoas estão otimistas e isso não se restringe às gerações tidas como nativas digitais, como a Z e a Y”, comenta Natália. 

Inteligência artificial na Ticket 

Em 2020, a Ticket implementou a EVA (Edenred Virtual Assistant) para apoiar em demandas internas da empresa. Criada em 2015 para atender os públicos externos da Ticket, a inteligência artificial passou a tirar dúvidas de pessoas colaboradoras sobre áreas como RH e jurídico.

Na área de Recursos Humanos, especificamente, são 12 temas de conhecimento, a exemplo de férias e PLR, totalizando centenas de respostas possíveis. Antes, todas as dúvidas das equipes eram tiradas diretamente pelas pessoas que compõem os times de recursos humanos. Isso era feito por e-mail ou aplicativo interno de mensagens. 

Para estabelecimentos parceiros, a marca lançou recentemente o Painel de Desempenho. Trata-se de uma plataforma de IA que unifica dados para supermercados, restaurantes, lanchonetes e bares, criando um conjunto de indicadores sobre o comportamento dos consumidores e o desempenho de vendas no próprio estabelecimento e no comércio da região.

Com acesso gratuito para os estabelecimentos credenciados e com atualização mensal, a plataforma disponibiliza informações sobre a recorrência de consumo dos clientes, o volume transacionado, preço médio das compras, faixa etária e gênero, transações por dia da semana, entre outros indicadores sobre o estabelecimento e a região onde atua. E para uma melhor visualização e análise, os dados são traduzidos em gráficos e mapas.

 

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 620 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 60 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.

Saiba mais

Site: https://www.ticket.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/ticketservicos

YouTube: https://www.youtube.com/user/ticketservicos

LinkedIn:  https://www.linkedin.com/company/ticketservicos

Instagram: https://www.instagram.com/ticket_servicos/

Twitter: https://twitter.com/ticket_servicos

TikTok: https://www.tiktok.com/@ticket_servicos

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.