Log in

SoulCode e Instituto Zeca Pagodinho (IZP) fecham parceria para oferecer aulas de programação gratuitas para jovens de Xerém e região

Instituto Zeca Pagodinho Foto: Divulgação Instituto Zeca Pagodinho

A instituição, que já oferece aulas de música para crianças e jovens, passará a contar também com o curso voltado para tecnologia, um dos mercados mais promissores e com mais vagas abertas da atualidade

A SoulCode Academy (edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, inclusão digital, impacto social e empregabilidade), em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, passará a oferecer aulas gratuitas de programação a partir de 23 de março. A aula inaugural do curso acontecerá neste mesmo dia, às 11h, na sede do Instituto, e contará coma a presença de Carmela Borst, CEO da SoulCode Academy, e os representantes do IZP, como Louiz Carlos, diretor geral do Instituto e Raquel Nóbrega, SoulCoder formada que será a monitora dos alunos.

A parceria se dará através da doação da metodologia de ensino da SoulCode Academy e da disponibilização, por parte do Instituto, de uma sala com a infraestrutura necessária para que os jovens possam aprender e se desenvolver. Além disso, as instituições, em comum acordo, decidiram contratar uma Soulcoder (ex-aluna da edtech) como professora, pois ela já conhece a metodologia e tem uma trajetória similar à da maioria dos alunos.

As aulas serão oferecidas pela edtech e pelo IZP, com o objetivo de gerar mais oportunidades para os jovens da região. Isso porque os alunos serão conduzidos por uma trilha de conhecimento sobre a área, que se inicia no básico, e termina com eles, ao final do curso, podendo criar sites e aplicativos.

A princípio, duas turmas, com 10 alunos cada, serão formadas e, como os participantes serão jovens (a partir de 16 anos), as aulas acontecerão no contraturno do horário escolar regular. A turma da manhã será das 8h às 11h e, a turma da tarde, será das 13h às 16h.

O curso será presencial e acontecerá de segunda a sexta, tendo a duração de até 6 meses. Ao final, os alunos terão a oportunidade de entrar diretamente para algum dos Bootcamps da edtech (trilhas intensivas de especialização, feitas online, ao vivo e de forma 100% gratuita). Esses Bootcamps fazem com que os alunos saiam preparados para atuar em carreiras promissoras e muito demandadas no mercado de trabalho, como Engenharia de Dados, Desenvolvedor Salesforce e Analista de Mídia Digital e Performance, entre outros.

“Na SoulCode acreditamos na educação e inclusão digital para transformar vidas e gerar impacto social, chegar em Xerém junto com Instituto Zeca Pagodinho, é o nosso Soul (alma) e realizarmos juntos a democratização da educação digital, em breve esses alunos estarão programando, criando sites e gerando negócios para a comunidade local”, explica Carmela Borst.

Para Louiz Carlos, “O curso veio de um desejo antigo nosso de desenvolver um projeto na área de tecnologia, que é uma área de muitas oportunidades e escassa de mão de obra qualificada. Espero que transforme a vida dos alunos”, afirma Louiz.

 

Serviço

Aula inaugural – SoulCode Academy e Instituto Zeca Pagodinho

  • Data: 23 de março
  • Horário: A partir das 11h.
  • Local: Rua Carlos Mateus, 54 Xerém - RJ

 

Sobre a SoulCode Academy

A SoulCode Academy é uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, iniciação e inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade.

O projeto foi idealizado por profissionais renomados do setor de tecnologia, após anos de estudos e visitas às escolas de programação mais conceituadas da Europa e Estados Unidos.

Tendo como sócios-fundadores Carmela Borst, Fabricio Cardoso e Silvio Genesini, a edtech representa a visão de sua equipe e o renomado Conselho Consultivo, que entendem que, através da formação em programação e ponte para empregabilidade, podem apoiar o início e a ressignificação da carreira de milhares de pessoas.

Inclusive a sócia-fundadora e idealizadora da SoulCode Academy, Carmela Borst, foi vencedora na categoria Educação de Qualidade do prêmio “Rise and Raise Others”, um reconhecimento promovido pela ONU Mulheres EUA, que destaca as conquistas que mulheres alcançaram apoiando e inspirando outras mulheres e meninas de todo o mundo. Além disso, Carmela também é conselheira das ONGs Casa do Zezinho, Gerando Falcões, Instituto Ser+, e voluntária da CUFA – Central Única das Favela.

Para mais informações sobre a SoulCode Academy acesse o site https://soulcodeacademy.com

 

Sobre Instituto Zeca Pagodinho

O Instituto foi fundado pelo cantor e compositor Zeca Pagodinho, em Xerém, no ano de 1999. Na época, o sambista teve a ideia de usar a música como ferramenta educacional e de transformação social. Assim, a casa que ficava em frente a dele virou a Escola de Música Mata Virgem, que hoje se chama Instituto Zeca Pagodinho

A Instituição desenvolve um excelente trabalho em Xerém. Além das aulas de música do projeto “Viva Xerém!” para crianças e jovens da comunidade, entre 5 e 22 anos, são oferecidos o “Cinema Leva Eu” (em parceria com a Escola Brasileira de Audiovisual – EBAV); Cursos Profissionalizantes e de Qualificação Profissional (em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias – Fundec); Aulas de Gastronomia em parceria com o Senac,  projeto Música na Melhor Idade, Workshop de Patchwork e Encadernação. Além de Equoterapia, voltado para crianças de 5 a 8 anos que são portadoras de necessidades especiais. O Instituto também garante atendimento odontológico e assistência social. Ao longo dos anos, o IZP já atendeu mais de 2.000 mil pessoas em atividades 100% gratuitas.

Para mais informações sobre o Instituto Zeca Pagodinho acesse o site https://institutozecapagodinho.org.br/ 

Última modificação emSegunda, 13 Março 2023 22:09

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Banner 468 x 60 px