Log in

Aplicativo IDSYNC desenvolvido pela Gateware registra presença por meio de Reconhecimento Facial

Aplicativo IDSYNC desenvolvido pela Gateware registra presença por meio de Reconhecimento Facial Foto: Divulgação

Validação das fotos é feita mediante análise biométrica por Inteligência Artificial e Algoritmos de Aprendizado de Máquina

Pensando em diminuir o número de fraudes no momento de registrar presença em concursos públicos e eventos, a empresa de tecnologia Gateware, em parceira com o Bexpo, desenvolveu o app IDSYNC, que registra presença por meio de Reconhecimento Facial. A plataforma pode ser utilizada por empresas que realizam eventos no geral, concursos públicos, vestibulares e escolas.

De acordo com a coordenadora da área que desenvolve o app na Gateware, Lucineile Glonek, o registro de presença pode ser realizado apenas por pessoas cadastradas como operadores no painel administrativo e é liberado somente no horário determinado.

“O operador poderá digitar o CPF ou escanear o código disponibilizado para o candidato, para encontrar sua inscrição e então realizar o registro fotográfico. Se a pessoa estiver na lista de candidatos esperados e a foto corresponder, sua presença pode ser confirmada automaticamente”, explica a coordenadora.

A validação das fotos é feita mediante análise biométrica por Inteligência Artificial (IA) e algoritmos de aprendizado de máquina. “Caso seja fornecida uma foto como matriz de validação anteriormente à foto via aplicativo, esta foto será utilizada como referência e permitirá confirmar a identidade da pessoa analisada. Do contrário, a Inteligência Artificial analisará as características da biometria do participante, permitindo inferir se conferem com os dados fornecidos como idade e sexo”, pontua Lucineile.

Além de reduzir consideravelmente o número de fraudes, com a utilização da plataforma, também será possível diminuir as filas de entrada, facilitar a visualização das presenças e ausências lançadas em tempo real, além de poder consultar no painel de gestão as informações do candidato e as suas fotos. 

“A contagem estatística de candidatos será feita de forma automática e disponibilizada no painel de gestão para acompanhamento, sendo mais fácil acompanhar as ausências. O organizador do evento também pode comparar facilmente as fotos registradas dos candidatos em cada uma das etapas, se for necessário”, afirma Glonek.

Lucineile explica que os dados informados no app são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). No caso de menores de idade, cabe à instituição contratante a coleta do consentimento dos responsáveis para o tratamento dos dados. “Os dados de menores somente podem ser acessados por seus responsáveis legais e pelos funcionários da escola encarregados da gestão do sistema devidamente autorizados e credenciados no sistema”, diz.

O aplicativo também está preparado para fazer a verificação de irmãos gêmeos e pessoas muito parecidas que participem do mesmo evento. “Nossas aplicações possibilitam a confirmação de dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento, antes do lançamento da presença, evitando esse tipo de dificuldades”, explica a coordenadora.

É possível realizar o registro fotográfico do candidato mesmo sem conexão com a internet. “Assim que houver conexão, o aplicativo realizará a sincronização com o sistema, que retornará o status do reconhecimento facial das fotos recém enviadas”, finaliza Lucineile Glonek.

O aplicativo está disponível para Android e para iOS nas suas respectivas lojas de aplicativo. Para mais informações, acesse: idsync.com.br e gateware.com.br

Sobre a Gateware –  Focada em tecnologia, inovação e participante do Pacto Global da ONU no Brasil, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 170 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, além da funcionalidade de Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Banner 468 x 60 px