Log in

PUCRS lança Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa

Centro João Paulo II Divulgação Centro João Paulo II

Iniciativa é fruto de uma parceria entre a PUCRS e a Universidade Católica João Paulo II, da Polônia

Na sexta-feira, dia 15 de março, às 17h, acontece o lançamento do Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa, uma nova parceria entre a PUCRS e a Universidade Católica João Paulo II de Lublin/Polônia (KUL). Fundada em 1918, a KUL é uma das instituições de Ensino Superior mais antigas da Polônia. Entre ilustres professores da instituição encontra-se Karol Wojtyła, que ficou conhecido como o Papa João Paulo II. O Pontífice foi professor de Filosofia na universidade de 1954 a 1978, quando foi eleito Papa. O novo Centro tem por objetivo promover a cultura e a história da Polônia, salvaguardar a herança cultural polonesa presente no Brasil e fornecer apoio cultural, pedagógico e científico à população polonesa do Brasil. 

O novo Centro promoverá cursos relativos à história, língua e cultura polonesa, pesquisas científicas sobre a emigração polonesa e fomentará a cooperação acadêmica entre a PUCRS e a KUL. O público-alvo do projeto inclui não só estudantes da PUCRS, mas também jovens poloneses, brasileiros e outros estudantes que tenham alguma ligação com a Polônia. Para o decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza, o novo centro é de grande importância para a Escola de Humanidades. “A interação com a cultura polonesa consistirá numa importante expansão de horizonte da nossa Escola”, comenta. 

Para o Cônsul Honorário da República da Polônia em Porto Alegre, Sérgio Sechinski, a criação do Centro Cultural João Paulo II representa uma gama de possibilidades para as duas universidades. “Nos tempos atuais, em que diferentes culturas intercambiam métodos e conhecimento, os resultados de uma aliança significam benefícios em diversos setores da sociedade humana. Para o Rio Grande do Sul, especificamente, com grande presença de descendentes polônicos, entendo esta parceria como um grande avanço nas relações bilaterais, pelos inúmeros canais que serão criados”, defende o Cônsul Honorário da República da Polônia em Porto Alegre, Sérgio Sechinski. 

Lançamento terá programação pelo Campus 

Aberto ao público e com entrada gratuita, o lançamento do Centro contará com uma programação de atividades culturais e religiosas, com a presença da Embaixadora da República da Polônia no Brasil, Bogna Janke, do Reitor da KUL, Mirosław Kalinowski, e do Diretor da Fundação Maximiliano Maria Kolbe Institute, Jacek Gołębiowski.  

Uma das atividades será a exposição “João Paulo II: o presente da Polônia para o mundo”, no foyer do Salão de Atos. São 13 posteres sobre o legado de João Paulo II, com foco em sua luta pela defesa da liberdade e pelo diálogo inter-religioso, sua peregrinação pelo mundo e suas ações em prol do terceiro mundo. Para fechar a cerimônia, haverá o concerto “A Música da Juventude de Karol Wojtyla”, com a pianista Agnieszka Schulz e o barítono Andrzej Gladysz. 

 

Confira a programação:  

16h30: Exposição João Paulo II: o presente da Polônia para o mundo (Átrio do Prédio 9)   

17h: Cerimônia de inauguração no Auditório da Escola de Humanidades (Prédio 9)   

18h30: Missa na Igreja Universitária   

19h30: Concerto A Música da Juventude de Karol Wojtyla, com a pianista Agnieszka Schulz e o barítono Andrzej Gladysz (Igreja Universitária) 

Última modificação emQuinta, 14 Março 2024 13:01

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.