Log in

Escolas públicas de Betim (MG) recebem programação cultural gratuita na Semana Conexões Criativas, de 3 a 7 de junho

Escolas públicas de Betim (MG) recebem programação cultural gratuita na Semana Conexões Criativas, de 3 a 7 de junho Foto Iana Domingos

Cidade mineira recebe espetáculo e oficinas que dialogam com patrimônios e tradições do município

 

Entre os dias 3 e 7 de junho, Betim (MG) recebe a Semana do projeto Conexões Criativas - Arte, patrimônios e diversidade. A programação é totalmente gratuita e será realizada em escolas públicas da rede educacional da cidade e no Shopping Partage. O projeto promove uma jornada de oficinas e apresentações construídas a partir dos patrimônios culturais e naturais, da arte e das expressões criativas do município. 

 

A Semana Conexões Criativas traz a magia da cultura popular e do patrimônio da cidade de Betim no espetáculo "Estação das Histórias - Betim", trazendo muitas histórias com o cordelista Juvenal Bernardes, a contadora de histórias Nana, o grupo Estação Criativa, momentos lúdicos com mágico Evan e a poesia marginal de Leandro Zerê e JP1 Escrevivente. 

 

Além do espetáculo, a programação traz oficinas que exploram diferentes habilidades e conhecimentos, como a produção audiovisual, as técnicas com o papier collé e a arte da criação de bonecos. Todas as atividades dialogam de alguma forma com a cultura local, com tradições e patrimônios do município. A produção é de Nana e Rayssa Amaral e as atividades contam com a intérprete de libras Jacyleine Guedes.

O Conexões Criativas - arte, patrimônios e diversidade é patrocinado pela Gerdau Açominas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria com Instituto Território Criativo. A realização é da Planeta Cultura e Sustentabilidade e do Governo de Minas Gerais - Governo Diferente, Estado eficiente.


OFICINAS


Memórias de um Lugar - Mini Maquete do Patrimônio de Betim - Eco das Artes

Nesta oficina, conduzida pelos arte educadores Euler Alves e Narly Simões, os participantes aprenderão técnicas especiais do papier collé a partir da criação de mini maquetes com a temática de espaços patrimoniais de Betim. Com intensa atuação, o Eco das Artes acumula experiências de arte-educação em alguns dos principais festivais e eventos de referência para a cultura mineira, como a Semana do Folclore de Araçuaí e o Festival Folclórico de Jequitibá. No exterior, passou pela Andrea Rossi ArtStudio-Galway e CeardlanCraftViallage-Galway, na Irlanda.

 

Oficina de Produção Audiovisual - Rayssa Amaral

Voltada para o aprendizado criativo da produção audiovisual, a oficina ofertada será para os alunos do Jornal Aracélia, onde a partir da história da ocupação Bandeira Vermelha no bairro Itacolomi, será criado um programa televisivo junto aos alunos. A oficina foca em ensinar os termos técnicos da produção para TV, junto ao resgate da memória e do patrimônio local do bairro em que a escola se localiza.

Oficina Arte e Cultura Popular em Papel - Bernardete Fiorini

A artista traz os frutos de uma vida inteira de convivência social e pesquisa sobre manifestações artísticas e populares que têm o papel como base.

Oficina Bonecoteca - Nana

A arte da criação de bonecos a partir de materiais reutilizáveis é a atração da oficina comandada pela multi-artista Nana, inspirada em Figuras de Betim como Zé Maria pé de Alface, Professora Josefina Bento, Padre Osório Braga, entre outros. A ideia da oficina é resgatar pessoas ícones, patrimônios locais, transformando suas histórias em peças únicas de arte e resgatando a memória de quem fez história.

 


ARTISTAS DO ESTAÇÃO DAS HISTÓRIAS 

 

JP1 Escrevivente é poeta, arte-educador, mestre de cerimônias e pai do Luiz Miguel. Na cena da poesia desde antes dos 18 anos, JP é reconhecido pelo seu desempenho nos Slam's e Batalhas de MC de BH e região metropolitana, sempre trazendo muito impacto nas suas letras e ao mesmo tempo falando sobre sentimentos e a importância de sentir com textos que causam grande identificação no público. Por duas vezes campeão mineiro de poesia falada e semi-finalista nacional de 2022, o poeta segue em atividade emocionando e se emocionando com as vivências que a poesia proporciona.

Leandro Zere é graduando do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais, conheceu a poesia e sua inspiração para o ativismo artístico através de um livro furtado da biblioteca escolar enquanto ainda cursava o 6º Ano do Ensino Fundamental no Complexo Cabana do Pai Tomás. Hoje, Zere atua como arte-educador, produtor cultural, editor e poeta na produtora ABorda Cultural e Editora Venas Abiertas, como ator na Cia de Teatro Só e também como mobilizador social e ativista cultural pelo Fórum das Juventudes da Grande BH, desenvolvendo trabalhos dentro e fora da capital mineira.


Juvenal Bernardes é natural de Divinópolis (MG). Contador de estórias, palhaço, escritor e editor, publica seus cordéis pela Manuguita Edições: "A guerra do macaco com a onça" (5 volumes), "Cordel Patrimonial", "Contos populares em cordel" (4 volumes), "Tato, o tatu", entre outros. "A guerra do macaco com a onça" será relançado em volume único em 2024. Como contador de estórias, desenvolveu vários projetos, como "A Hora do Conto na Escola", em duas edições (2013 e 2014) e "Passa na Praça" (2019).


Bruna Bernardes, também conhecida como Nana, é mineira, brincante, ventríloqua, contadora de histórias, bonequeira, escritora e musicista. Tem bacharel em Turismo e é acadêmica de Pedagogia, pós-graduada em Jogos, brinquedos e recreação na educação infantil, docência superior, literatura infantojuvenil e arte e música na educação infantil.

Mágico Evan é ilusionista e psicólogo em formação. Apresenta "Cidade Mágica", uma apresentação curta mas impactante desvendando os segredos do patrimônio das cidades por onde passa. Com truques cativantes, ele guia os espectadores por uma viagem no tempo, explorando os marcos históricos e personagens lendários da região. O artista une entretenimento e educação, destacando a importância de preservar a rica herança cultural e o patrimônio material e imaterial das cidades.

 

Estação Criativa tece retalhos da cultura brasileira, uma colcha intrincada e bela, por meio da contação de história e da música. Cantigas populares e belos versos encantam a plateia. A dupla traz como personagem principal a Dinha, uma menina com uma imaginação fértil e que está descobrindo o mundo. Inspirada no cenário da cidade Betim, a apresentação fala dos lugares, das tradições dos moradores da cidade, personagens que fazem a diferença e valorizam a memória e o patrimônio dos betinenses. Uma história para encantar, criar, divertir, aprender e que valoriza a cultura popular e o jeito de ser brasileiro, mineiro e betinense. 



 

SERVIÇO

Semana Conexões Criativas 

Data: 3 a 7 de junho

Local: Escolas públicas da rede educacional e Shopping Partage (Rod. Fernão Dias, 601 - Km 492 - Bairro São João)

Betim (MG)

 

Programação gratuita

 

Mais informações:  www.planetacultura.com.br

https://www.instagram.com/planetacluster/ 


PROGRAMAÇÃO

Dia 3 de junho

Espetáculo: Estação Das Histórias - Betim

Local: Escola Municipal Maria Da Penha Dos Santos

Data: 3 de junho

Horário: 10h

 

Espetáculo: Estação Das Histórias - Betim

Local: Escola Municipal Maria Aracelia Alves

Data: 3 de junho

Horário: 14h

 

Dia 4 de junho

Oficina Produção Audiovisual - Rayssa Amaral

Público Alvo: Alunos Do Jornal Aracélia
Local: Escola Municipal Maria Aracélia Alves

Data: 4 e 7 de junho

Horário:14h

 

Espetáculo: Estação Das Histórias - Betim

Local: Escola Municipal Professor Kássio Vinícius Castro Gomes

Data: 4 de junho

Horário: 14h

 

Oficina: Arte E Cultura Popular Em Papel - Bernadete Fiorini

Para os alunos do grupo de teatro Malucos pela Arte

Local: Escola Municipal Professor Kássio Vinícius

Data: 4 de junho
Horário: 8h às 11h

 

Dia 5 de junho

Oficina: Bonecoteca - Nana

Para os alunos do grupo de teatro Diafonó

Local: Escola Estadual Carlos Drummond De Andrade

Data:  5 de junho

Horário: 8h às 11h

 

Espetáculo: Estação Das Histórias - Betim

Local:  Salão Do Encontro

Data: 5 de junho

Horário: 13h40

 

Dia 6 de junho

Espetáculo: Estação Das Histórias - Betim

Local: Escola Municipal Marcílio Rezende

Data: 6 de junho

Horário: 15h

 

Espetáculo: Estação Das Histórias - Betim

Local: Escola Estadual Juscelino Kubitschek

Data: 6 de junho

 

Oficina: Memórias de um Lugar - Mini Maquete do Patrimônio de Betim - Eco Das Artes

Local: Escola Municipal Maria Da Penha Dos Santos

Data: 6 e 7 de junho

Horário: 18h

 

Dia 7 de junho

Espetáculo: Estação Das Histórias - Betim

Local: Shopping Partage

Data: 7 de junho

Horário: 19h



Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Gerdau Açominas

Parceria: Instituto Território Criativo

Realização: Planeta Cultura e Sustentabilidade | Governo de Minas Gerais | Governo Diferente, Estado eficiente.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Banner 468 x 60 px